A dermatite atópica canina é uma das dermatopatias alérgicas mais comuns em cães que tem origem genética e é de caráter inflamatório crônico, recorrente e demasiadamente pruriginosa.
Os animais tornam-se sensibilizados a antígenos ambientais como a poeira doméstica, ácaros e pólen de flores ou com alimentos.
Sintomas como coceira intensa, inflamação local, feridas e queda de pelos são os mais comuns para identificar que o cachorro está com alguma alergia. Geralmente, o local mais afetado do corpo do cachorro é a cauda.
As opções de tratamento estão desde o uso de anti-histamínicos a tratamento de infecções secundárias (com antibióticos, no caso das bacterianas). E, ainda, shampoos para dermatite atópica canina. Além de administração de suplementos, como ácidos graxos ou mesmo de rações medicamentosas hipoalergênicas.
É possível realizar um exame recomendado para encontrar o agente desencadeante da alergia no animal. O teste avalia 91 alérgenos, que podem ser alimentos, pólen de plantas, insetos, fungos, poeira, entre outros. O teste é realizado na lateral do tórax onde, após tosarmos uma pequena área, pingamos diversos extratos suspeitos de causar alergia naquele paciente. Em seguida, realizamos uma leve picada na pele (chamada de puntura). Não há sangue e nem desconforto para o paciente.
Caso seu pet apresnete os sintomas acima, procure nos e agende uma consulta com o especialista em Dermatologia da nossa equipe.
📍 Av. Águia de Haia 214 – próximo ao metro Arthur Alvim